PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Biodiesel é tema de debate de produtores na fronteira-oeste do RS


Globo Rural - 05 jun 2007 - 13:20 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A produção de biocombustíveis e os benefícios ao agricultor estiveram em pauta nesta segunda-feira, durante o evento comemorativo aos 30 anos da Cooperativa Agroindustrial de Alegrete (CAAL), realizado no município. O fórum, intitulado Novos Rumos para a Produção, discutiu as culturas alternativas que podem ser produzidas na região.

O presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, destacou que mais de 300 pessoas, entre técnicos, acadêmicos e produtores, participaram das palestras, que tiveram o objetivo de oportunizar aos participantes conhecimento sobre o tema. Ele salienta que este é um momento de colher informações sobre os propósitos dos biocombustíveis e como os produtores podem ganhar com a produção das culturas apropriadas.

- Nosso município é extenso e aqui podemos cultivar várias culturas. A nossa maior expressão atualmente é o arroz. Mas precisamos também diversificar as culturas no nosso município, mas com os cuidados necessários com o solo e o clima. Existe uma oportunidade de introduzirmos algumas culturas como a canola e o girassol – ressalta Ramos.

Sobre os propósitos da utilização dos subprodutos do arroz, como a transformação do amido em álcool, da extração de óleo de farelo e das cinzas da casca do grão na produção de sílica, o presidente da Caal acredita que se trata de uma oportunidade para Alegrete, por ser a cultura principal da matriz produtiva do município.

- Nossa cooperativa é uma das grandes produtoras de arroz do país e trabalhamos com grande volume do grão. E existe a possibilidade de se agregar valor ao subproduto do arroz transformando-o em combustível. Esta matéria-prima já existe e já estamos produzindo aqui no município – enfatiza.

Com a proximidade da usina da Brasil Ecodiesel, que está sendo construída em Rosário do Sul, Ramos afirma que os produtores de Alegrete podem vir a ser grandes contribuidores como fornecimento de matéria-prima para a empresa, principalmente do girassol.

- Existe uma possibilidade de fazer esta parceria integrada na produção de girassol. Vamos produzir com responsabilidade aqui no município, além de incentivar com responsabilidade o cultivo do girassol. Inclusive nós contamos aqui no evento com a participação da Brasil Ecodiesel, onde eles falaram do projeto da empresa aqui em Rosário do Sul – informa o presidente da CAAL.

Do Agrol Notícias