PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Por mês, 13 postos vendem 250 mil litros de biodiesel


Jornal da Cidade de Bauru - 11 abr 2007 - 22:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Mesmo sendo consumido, na maioria das vezes por veículos utilitários, em apenas seis meses de presença no mercado bauruense a venda de biodiesel já atinge a média mensal de 250 mil litros comercializados nos 13 postos de combustíveis que oferecem o produto – cerca de 71 mil litros por dia. A expectativa da Petrobras é multiplicar essa quantidade por 50, até o final de 2008, no âmbito da base de distribuição de Bauru, que atende outras 30 cidades da região.

Segundo o gerente da Petrobras Distribuidora em Bauru, Carlos Roberto Catarini, em outubro, quando se iniciou o fornecimento da mistura de diesel fóssil ao biodiesel, apenas três dos 16 postos da rede BR existentes em Bauru se interessaram em comercializar o produto. “Nesse momento inicial, a venda atingiu 30 metros cúbicos (30 mil litros)”, revela.

Nos meses seguintes, mais estabelecimentos aderiram ao biodiesel. Hoje a situação se inverteu e apenas três postos da rede ainda não possuem biodiesel. “Vendemos em média 250 metros cúbicos por mês (250 mil litros), apenas em Bauru”, afirma o gerente. “A tendência é que o número continue crescendo, tendo em vista o interesse do público pelo produto”, completa.

A gerência da Petrobras em Bauru é responsável pela maior das oito áreas de distribuição de combustíveis da empresa no Estado. Com bases em Bauru, Ourinhos, Lins, entre outras cidades, fornece combustíveis por um perímetro que se estende desde a fronteira com o Paraná até a fronteira com o Mato Grosso do Sul. Nesse âmbito, a comercialização do biodiesel também é crescente.

De acordo com Catarini, a base de distribuição de Bauru é responsável pelo fornecimento do produto a outras 30 cidades da região. Atualmente, esses municípios consomem, em média, 5 milhões de litros de biodiesel ao mês. “A tendência é que, em pouco tempo, a demanda passe para 10 milhões de litros, na área composta por 181 postos de combustíveis atendidos pela base Bauru”, diz.

O gerente acredita que a tendência de aumento na comercialização do biodiesel trará benefício não só para a Petrobras, mas também para a sociedade e meio ambiente. “A empresa segue a linha de respeito ecológico e saiu na frente, antecipando a exigência da mistura de 2% do combustível renovável ao diesel fóssil, que entra em vigor em janeiro de 2008. Com isso, as emissões de poluentes são reduzidas, a população ganha com a opção contar com uma fonte de energia renovável e os pequenos produtores têm mais alternativas para diversificar sua produção e aumentar a renda”, afirma.

Luiz Galano