PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Parceria fará usina de soja no Paraná


DCI - 24 mar 2006 - 07:10 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Com investimentos iniciais que totalizam R$ 20 milhões, deve entrar em operação em setembro a usina de biodiesel utilizando a soja como matéria-prima. A usina está sendo construída em Ponta Grossa (PR), a 100 quilômetros de Curitiba. O investimento é produto de uma joint venture formada pela empresa paranaense Gama, sediada em Londrina, e pela trading TSC, de capital austríaco.

A intenção da Biodiesel Meridional TCS S.A. é vender o biodiesel para o mercado interno e também exportar, inicialmente para a Alemanha. “Estamos instalando a linha de produção dentro das especificações européias, que são bastante rígidas para esse mercado”, diz o diretor da Gama, Leonardo Gardemann. Segundo ele, o sistema modular das instalações irá permitir o aumento gradativo da produção, que vai se iniciar com cerca de 8 milhões de litros ao ano e deve alcançar, até o último trimestre de 2007, o volume de 25 milhões de litros ao ano. A previsão é que o faturamento alcance em torno de R$ 50 milhões ao ano.
“Durante a primeira etapa, estaremos trabalhando com a adequação dos insumos, matérias-primas e toda a parte logística. Será um grande teste para iniciarmos a produção em maior escala com segurança”, diz o diretor.

A secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Grossa, Liliana Ribas Tavarnaro, ressalta que a usina irá contribuir não somente para o mercado de energia, mas também para a geração de empregos no município. “Além dos 100 empregos diretos, o empreendimento envolve o trabalho de 300 famílias de produtores de soja da região”, diz ela.
Leonardo Gardemann adianta que a intenção da empresa é criar um setor de pesquisa, em que serão desenvolvidas pesquisas com outras matérias-primas para biodiesel, além da soja, como o pinhão-manso e o girassol. “Estamos pensando em obter alternativas mais baratas”. O programa de desenvolvimento tecnológico irá incluir uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O know-how da Gama com o campo, segundo Gardemann, deve facilitar o desenvolvimento de novos projetos.

Ainda segundo Liliana, a empresa está formalizando o requerimento para alongamento do prazo para o pagamento do Imposto Territorial (IPTU), condição prevista na lei municipal de incentivo ao setor industrial. Na área da empresa, que fica no Distrito Industrial, a prefeitura poderá realizar serviços de preparação para o início da construção.

A Gama atua no mercado com diversos produtos de soja convencional não transgênica para consumo humano. O produto é vendido para fabricantes de leite de soja e, principalmente, de produtos típicos da culinária japonesa. Além do mercado interno, a empresa exporta para a Ásia, a Europa, os EUA, a América Central e a África.

A TCS, que tem sede em Klosterneuburg, atua nas áreas de comércio exterior e consultoria agrobiológica.

Gabriela Mainardes