PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Brasil agora exporta miniusina de biodiesel para os EUA


Folha de S. Paulo - 14 abr 2007 - 14:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Embarcou ontem, no porto de Santos, a primeira de dez miniusinas de fabricação de biocombustível, com tecnologia nacional, que serão exportadas para os Estados Unidos.

A miniusina, segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), será exportada para o porto de Houston, nos Estados Unidos.
De acordo com Cláudio Moysés, responsável pelo escritório comercial da Biocom, empresa que produz o equipamento, as miniusinas serão utilizadas por agricultores norte-americanos que querem produzir biodiesel para utilização própria.

"É a primeira vez que o Brasil faz isso nesse ramo. Não há histórico de ninguém que esteja exportando miniusina de biocombustível em escala comercial", disse Moysés.
A empresa, com sede em Campo Grande (MS), já exportou uma miniusina desse mesmo modelo para Assunção (Paraguai), mas o transporte foi feito por via terrestre.
A miniusina foi transportada em uma espécie de contêiner aberto. Ela tem 6,6 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 2,8 metros de altura.

Valor
Cada equipamento custa US$ 130 mil -cerca de R$ 264 mil- e tem capacidade para produzir 4.000 litros de biodiesel por dia, a partir de qualquer tipo de óleo vegetal, como o de soja, dendê ou girassol.

"Isso mostra que temos o know-how para exportação até de miniusina de biocombustível. O porto de Santos é o único que tem condições de exportar qualquer tipo de carga", afirmou o diretor de infra-estrutura e serviços da Codesp (Companhia Docas de São Paulo), Arnaldo de Oliveira Barreto.

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS