011

Cartas do Leitor - edição 11


BiodieselBR.com - 17 jun 2007 - 08:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08


Revista BiodieselBR

"Tenho lido a revista BiodieselBR e ficado encantado com a primazia de suas reportagens."
Francisco Edilson Chaves Correia


Mamona

"Estamos vivendo um grande dilema. A mamona foi anunciada pelo governo Lula no início do PNPB como a grande solução para a agricultura familiar, porém esbarrou numa gama de dificuldades, como falta de crédito e capacitação, desarticulação das organizações, falta de estrutura fundiária produtiva, endividamento dos produtores rurais, estrutura tecnológica (mecanização) distante da realidade que pretende o PNPB e, por fim, a deficiência de sementes certificadas, estas sufocadas pela burocracia e inviabilidade de produção por parte dos pequenos produtores que se aventuram a produzi-las. Eu sou mais um a ver navios. Tenho sementes de mamona BRS Energia, desenvolvida pela Embrapa como a grande solução para incrementar a produtividade do setor e, no entanto, após produzir sementes certificadas pelo custo de R$ 4,50/kg, vejo que o mercado é virtual. Por mais que legislem sobre a obrigatoriedade do uso de sementes certificadas C1 para a agricultura familiar, o que vemos na prática é o uso e a substituição por sementes piratas. Fica difícil ser legal neste nosso Brasil."
Moises Gomes de Oliveira
Engenheiro agrônomo e consultor de agronegócio e agroenergia
Juazeiro - Bahia



Pinhão-Manso

"Neste momento em que o mundo se une para usar a Jatropha como grande alternativa para produção de biodiesel, inclusive bioquerosene para a aviação comercial, ficamos realmente muito desapontados com a superficialidade do artigo publicado por esta conceituada instituição [A esperança virou espera], pois demonstra a mesma estar totalmente alienada do real progresso e convergência positiva dos esforços nacionais e internacionais para a efetiva domesticação do pinhão-manso. A ABPPM vem organizando sistematicamente, desde sua fundação, ações em estreita parceria com a Embrapa Agroenergia e outras instituições de pesquisa para concretização de um Programa Nacional de Pesquisa da Jatropha Curcas L., objetivando apoiar a cadeia de jatrophacultores que se engrandece dia-a-dia, buscando a liderança inconteste do Brasil neste segmento. Não estamos em situação de espera, pelo contrário, estamos em uma evolução acelerada."
Mike Lu
Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão-Manso (ABPPM)
São Paulo – SP


Nota do editor: Os esforços para o desenvolvimento da planta são de conhecimento desta publicação e muitos inclusive são citados na reportagem em questão (A esperança virou espera – Edição 10, pág. 48).


Colunistas

"Leio diariamente as notícias do site BiodieselBR.com, o qual possui muitas informações interessantes. Recentemente defendi uma monografia no curso de pós-graduação em gestão ambiental sobre Análise do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), e utilizei muitas informações da BiodieselBR. Senhores Donato Aranda e Univaldo Vedana, continuem escrevendo seus comentários. Não se preocupem em agradar a todos, a não ser que queiram se candidatar a algum cargo legislativo. Continuem, pois assim vocês irão contribuir para o desenvolvimento do biodiesel nacional."
Almir Monteiro
Pesquisador de biodiesel do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene)
Recife - PE



Amazônia x dendê

"Não existe floresta de uma árvore só. Plantar dendê consorciado com mais duas ou três espécies seria o desafio dos pesquisadores para evitar a monocultura, que não é a solução de desenvolvimento sustentável. Se fizerem um trabalho desses, poderemos dizer que chegou a hora da Amazônia entrar no agronegócio. Se for cuidar das áreas já desmatadas, será um grande trabalho para recuperar os malefícios já provocados pelo desmatamento pedratório, irresponsável e criminoso."
Ananias Baracuhy
João Pessoa - PB