Produção e consumo

Usinas entregaram 97,5% do biodiesel comercializado no L55


BiodieselBR.com - 18 set 2017 - 11:24 - Última atualização em: 21 set 2017 - 15:33

As entregas de biodiesel continuaram em patamares bons durante o quarto bimestre deste ano. Aproximadamente 97,5% do volume com o qual as usinas se comprometeram durante o 55º Leilão de Biodiesel realmente chegou aos distribuidores segundo dados fornecidos à BiodieselBR.com pela Petrobras. O resultado está 0,8 ponto percentual acima do que havia sido apurado no L54.

Apenas três outros leilões – L53, L43 e L38 – tiveram performance melhor que esta.

Em termos absolutos, o volume entregue durante no período beirou os 741 milhões de litros de biodiesel de um máximo possível de 760,2 milhões de litros. Essa é a maior quantidade de biodiesel que as usinas colocaram no mercado num único leilão desde que os certames passaram a ser bimestrais no L28.



Acima de 100%

O bom momento do setor pode ser constatado pelo fato de que nada menos que 12 usinas de biodiesel conseguiram superar a marca de 100% das entregas devidas – o edital faculta que usinas e distribuidores negociem volumes até 10% maiores do que originalmente arrematados nos leilões.

A campeã do bimestre foi a Amazonbio cujas entregas foram de 107,8%. O fabricante rondoniense vendeu 400 mil litros de biodiesel no L55, mas acabou embarcando 431,2 mil litros no total.

Juntas, essas 12 usinas de alta performance colocaram no mercado 4,65 milhões de litros além do que se esperava delas. Sendo que as entregas da unidade de Joaçaba (SC) da ADM superaram sua meta original – que era de 22 milhões de litros – em 792,4 m³ se tornando a maior contribuinte individual nesse resultado positivo.

Deficitárias

Apenas duas usinas – a Olfar de Porto Real e a Bocchi – encerraram o bimestre sem atingir o patamar de 90% de entregas exigido pela ANP. Essas duas usinas correm o risco de não participarem do L58.

Ambas falharam por margens relativamente grandes: a Olfar entregou 79,4% e a Bocchi 60,1%. Entre as duas foram quase 6,9 milhões de litros de biodiesel que deixaram de ser entregues.

Vale ressaltar que, nesse ponto, ainda é não é possível saber se alguma delas sofrerá alguma punição. Esse poder só é exercido caso a ANP entenda que a falha tenha ocorrido por responsabilidade dos fabricantes de biodiesel. Caso os problemas tenham sido causados pelos distribuidores, as usinas poderão participar da disputa normalmente.

L55Entregas TABELA2 180917

Conferência BiodieselBR

A demanda de biodiesel para 2018 com B10 e para os próximos anos com o crescimento do mercado de diesel e com as novas misturas de biodiesel serão apresentados na Conferência BiodieselBR que acontece em outubro. E até esta quinta-feria (21) você consegue se inscrever com 30% de desconto. Clique aqui, conheça a programação e faça sua inscrição.

Edição em 20 de setembro - BiodieselBR.com foi procurada pela equipe da Bio Óleo que apontou erro nos dados originais da Petrobras. Os numeros foram corrigidos e as performance de entregas da usina subiu de 94,9% para 106,1%. O texto foi atualizado para refletir essa nova informação.


Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com