PUBLICIDADE
wide_desconto 10 wide_desconto 10
Produção e consumo

[Atualizada] Sem Cargill, usinas e distribuidoras apresentam números divergentes para entregas de biodiesel


BiodieselBR.com - 28 ago 2024 - 08:39 - Última atualização em: 30 ago 2024 - 08:34

Em julho, houve uma divergência significativa entre os volumes de biodiesel que as usinas afirmam ter entregue e os que as distribuidoras dizem ter recebido. De acordo com as usinas, o volume reportado à ANP foi de 757,4 mil m³, enquanto as distribuidoras contabilizaram 829,8 mil m³ de biodiesel, uma diferença superior a 72,4 mil m³ – a maior já registrada na história do setor.

Diferenças entre as entregas e os recebimentos de biodiesel são comuns, pois as cargas que saem das usinas nos últimos dias de um mês podem chegar às distribuidoras já no mês seguinte. Desde que os números começaram a ser reportados por ambos os lados do mercado no início de 2010, a diferença média se manteve em torno de 1,7 mil m³. Por isso, o desvio mais recente naturalmente levanta um alerta.

Uma análise mais detalhada dos dados divulgados pela ANP revela que não constam entregas de nenhuma das quatro usinas da Cargill no último mês. Desde o final do ano passado, quando incorporou os ativos da Granol, o grupo empresarial de origem norte-americana se tornou o maior fabricante de biodiesel do país.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR