PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Seminário que celebrou 10 anos de Ubrabio debateu futuro do biodiesel


Assessoria Ubrabio - 26 mai 2017 - 11:18

Nesta quarta-feira (24) a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) celebrou 10 anos de trajetória como a primeira entidade representativa do setor no Brasil, com seminário que reuniu representantes da indústria, lideranças do agronegócio e diversos segmentos que integram o abastecimento nacional de combustíveis, poder Executivo e Legislativo, instituições de pesquisa, convidados estrangeiros e sociedade.

Com o tema “Biodiesel e Bioquerosene: sustentabilidade econômica e ambiental”, o evento foi realizado do auditório do CNPq, em Brasília, e contou com a presença, na mesa de abertura, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; do presidente do CNPq, Mário Neto Borges; do secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTIC, Álvaro Prata, do secretário de Mudanças Climáticas do MMA, Everton Lucero, do presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FrenteBio), deputado federal Evandro Gussi (PV-SP); do senador Cidinho Santos; e do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville.

Durante a cerimônia de abertura, o ministro Fernando Coelho Filho afirmou o apoio da pasta à antecipação do aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil para 10% em 2018 e destacou o programa RenovaBio, que busca convergências sobre a relevância dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

“Temos os compromissos que assumimos internacionalmente, com percentuais ousados. Tenho certeza que até o ano de 2030 conseguiremos cumprir todos eles”, disse o ministro em seu discurso, citando o acordo firmado pelo Brasil na COP 21 de que a participação da bioenergia chegue a 18% da matriz energética até 2030

O presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, elogiou a iniciativa: “o RenovaBio apresenta soluções modernas para construção de caminhos que o país tanto precisa, gerando investimentos e emprego na área de biocombustíveis”.

O seminário contou com três paineis temáticos: “Biodiesel: A visão do mercado e novas oportunidades”, “Combustíveis sustentáveis de aviação e o Acordo do Clima de Paris” e “RenovaBio, Plataforma Biofuturo e Desafios dos Biocombustíveis”. Em seguida, houve o lançamento da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação, com assinaturas de Termos de Adesão e Termos de Apoio.

Homenagens

Como parte da celebração de aniversário da Ubrabio, a entidade homenageou o ministro Fernando Coelho, o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), o senador Cidinho Santos (PR-MT) e o ex-senador Donizeti Nogueira, pela fundamental contribuição para o fortalecimento da cadeia de biodiesel no país.

A entrega das homenagens foi feita pelo presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, os vice-presidentes Irineu Boff, Marcos Boff, Antin Bianchini, Pedro Granja e Julio Valente Junior, o diretor de Biocombustíveis Renováveis de Aviação, Pedro Scorza, o diretor de Óleos e Gorduras Residuais, Paulo Fuga e o diretor superintendente, Donizete Tokarski.

“Tenho uma grande alegria de ter feito parte dessa história no parlamento, na companhia dos meus colegas deputados e senadores, quando aprovamos o marco regulatório do biodiesel, que deu previsibilidade para os aumentos de mistura para B8, B9 e B10”, celebrou o presidente da FrenteBio.

Painéis

Painel Biodiesel: A visão do mercado e novas oportunidades - Presidente da Mesa: Irineu Boff, vice-presidente da Ubrabio e representante da associada Oleoplan. Palestrantes: Milas Evangelista e Tamar Roitman, pesquisadores da FGV Energia; Gustavo Willy, Coordenação de Projetos Especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT); Leandro Silva, diretor de Regulamentação do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom); Aurélio Amaral, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Donato Aranda, professor da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor técnico da Ubrabio. Moderador: Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio.

Painel Bioquerosene: Combustíveis sustentáveis de aviação e o Acordo do Clima de Paris - Presidente da Mesa: Pedro Granja, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel – CSOB, vice-presidente da Ubrabio e representante da associada Fiagril. Palestrantes: Ana Paula Machado, coordenadora Geral de Serviços Aéreos Internacionais do Departamento de Políticas Regulatórias da Secretaria de Aviação Civil (SAC); Ricardo Fenelon, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Rogério Benevides Carvalho, consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); Ricardo Gomide, coordenador-geral de Desenvolvimento da Produção e Mercado de Combustíveis Renováveis do MME; Pedro Scorza, diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio e assessor para Combustíveis Renováveis da associada GOL Linhas Aéreas. Moderadora: Áurea Nardelli, representante da associada RSB.

Painel Programa RenovaBio, Plataforma Biofuturo e Desafios dos Biocombustíveis - Presidente da Mesa: Antin Bianchini, vice-presidente da Ubrabio e representante da associada Bianchini. Palestrantes: Miguel Ivan Lacerda, diretor de Biocombustíveis do MME, Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente; Everton Frask Lucero, secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA); João Genésio, diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Rafael Menezes, coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (SETEC/MCTIC). Moderador: Plinio Nastari, membro representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Com adaptações BiodieselBR.com