Reportagem de BiodieselBR vence Prêmio Petrobras de Jornalismo

Escrita pelo editor-chefe de BiodieselBR, Fábio Rodrigues, a reportagem investiga os investimentos em refino que a Petrobras vinha fazendo e que prometiam tornar o Brasil autossuficiente na produção de derivados de petróleo. A confiança de Brasília era tamanha, que altos funcionários do governo federal já davam como certo que, a partir de 2017, o Brasil deixaria de importar para se tornar um exportador de óleo diesel.
Não foi o que aconteceu. A erosão nas margens do mercado de refino, os investimentos no pré-sal e os desdobramentos da crise que atingiu a petroleira depois que a Operação Lava Jato da Polícia Federal desbaratou um esquema de corrupção que havia se enraizado na estatal, levaram a Petrobras a rever seu plano de investimentos. Desde então duas, das refinarias que estavam previstas – Premium 1 e 2 – foram engavetados.
“Esse reconhecimento mostra que BiodieselBR acerta ao investir num jornalismo sério, independente e de alto padrão de qualidade, que não deixa nada a dever ao que é produzido pelas redações da grande imprensa brasileira”, diz Miguel Angelo Vedana. Diz ainda que “toda a equipe ficou muito feliz com o prêmio, mas a alegria foi maior pelo fato da matéria ter sido escrita pelo Fábio Rodrigues, um excelente profissional que há anos faz a diferença no jornalismo especializado que fazemos.”
Instituído em 2013 como parte das comemorações pelos 60 anos da Petrobras, o troféu é uma das principais distinções do jornalismo nacional e teve mais de 1.100 trabalhos concorrentes.
Alice Freitas - BiodieselBR.com