PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Com investimentos de R$ 60 mi usina de Floriano será reaberta em outubro


Governo do Piauí - 26 set 2019 - 17:34

A usina de biodiesel no município de Floriano (PI) está para ser reaberta no mês que vem. Inaugurada em 2015 pela Brasil Ecodiesel, a usina foi uma das pioneiras do setor e permaneceu ativa até abril de 2009 tendo fabricado um total 43,6 milhões de litros de biodiesel. A planta atualmente é controlada pela Unibras que, mesmo sem contar com a autorização de operação, tentou habilitá-la para participar do 69º Leilão de Biodiesel.

Apesar de ter sido montada nos tempos em que o setor ainda apostava que a mamona se consolidaria como uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel em larga escala, a usina de Floriano vai utilizar soja como sua matéria-prima principal. Não quer dizer o governo piauiense tenha perdido as esperanças de que a fábrica absorva parte da produção agrícola local. “Pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-la em algumas etapas da produção”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri.

Instalada numa área de 10 hectares, a fábrica tem capacidade para fabrica 90 milhões de litros de biodiesel por ano – um pouco abaixo dos 97,2 milhões de litros que podia produzir antes de seu fechamento.

A reativação da unidade absorveu investimentos em torno dos R$ 60 milhões e, inicialmente, deverá gerar 70 empregos diretos e 300 indiretos. “Além da geração de emprego e renda, a indústria incentiva a produção de soja no estado e permite que o Piauí produza biodiesel, inclusive podendo exportar para estados [próximos] que não possuem usinas”, pontuou o gerente da Unibras, Anderson Lange.

Segundo Wellington, a instalação da usina de Floriano representa a fixação do homem no campo. “Com este empreendimento, vai circular no Piauí novo dinheiro, novas frentes de trabalho e novas tecnologias. Agora, com nosso apoio, a indústria recebe investimentos para adequações e vai voltar a funcionar, gerando emprego e renda", destacou Dias.

Lorenna Costa – Governo do Piauí
Com adaptação BiodieselBR.com