Cocamar deve investir R$ 750 milhões para instalar esmagadora de soja em Maringá
A Cocamar deverá investir R$ 750 milhões na unidade de esmagamento que pretende construir em Maringá (PR). O projeto foi divulgado ao mercado em dezembro passado e terá capacidade inicial para até 5 mil toneladas de soja por dia – 1,65 milhão de toneladas por ano. No futuro, a planta de Maringá poderá ser ampliada para até 2,47 milhões de toneladas por ano.
Parte dos recursos virá de uma linha de financiamento oriunda da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto está sendo implantado em uma área de 70 mil metros quadrados e tem previsão de conclusão para 2027. “Este é o maior projeto da história da Cocamar”, observou o presidente executivo da cooperativa, Divanir Higino.
O montante dos investimentos no projeto foi confirmado ontem (06) durante evento oficial com o governador paranaense, Ratinho Júnior, que esteve no complexo para assinar um protocolo para a concessão de incentivos do programa Paraná Competitivo.
A cooperativa foi fundada na cidade de Maringá na década de 1960 e, hoje, conta com 20 mil associados distribuídos entre 116 unidades operacionais situadas nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Atualmente, Maringá já tem capacidade para processar até 1 milhão de toneladas de soja. A nova fábrica permitirá o processamento de quase toda a soja colhida pelos cooperados, gerando maior agregação de valor à produção.
Além do esmagamento, o complexo industrial da Cocamar em Maringá conta ainda com uma usina de biodiesel com capacidade para fabricar 127,1 mil m³ anuais.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com