PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Aprobio sugere programa para biodiesel e suas matérias-primas ao MCTI


Portal Brasil - 30 mar 2015 - 11:11
AprobioReuniaoMCTI 300315
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nessa quinta-feira (26) representantes da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio). Os membros pleiteiam a criação de um programa de estímulo à inovação tecnológica específico para o setor e suas matérias-primas, como canola, palma, sebo animal e soja, e outros possíveis produtos derivados.

"Existe uma necessidade de um programa de inovação para agregar mais valor aos produtos agrícolas brasileiros, hoje exportados in natura, em grande parte", defendeu o presidente da Caramuru Alimentos, Alberto Borges de Souza, integrante do Conselho de Administração do Aprobio, nesta quinta-feira (26).

"Com mais inovação, o setor poderá obter ganhos maiores nas exportações – isso geraria benefícios, por exemplo, em termos de emprego e renda no território brasileiro", afirmou Souza.

A equipe apresentou dois projetos de inovação relacionados ao setor: desenvolvimento de biodiesel de canola em Passo Fundo (RS) e pesquisas com proteína concentrada de soja em Sorriso (MT). A unidade industrial mato-grossense exporta ração de salmão para o Chile e a Noruega e planeja produzir biodiesel e etanol a partir de açúcares extraídos da leguminosa.

Também participaram da reunião o diretor superintendente da Aprobio, Julio Cesar Minelli, o pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF) Marcos Alexandre Cittolin e o ex-deputado estadual em Goiás pelo PCdoB Fábio Tokarski, engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).