Mais de 8 milhões de CBios são aposentados na primeira quinzena de março
O mercado de créditos de descarbonização (CBios), vinculados ao programa RenovaBio, já sente os efeitos da aproximação da data limite para que as distribuidoras entreguem suas metas individuais relacionadas a 2023. Conforme comunicado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, elas precisam solicitar a aposentaria dos créditos à B3 até 28 de março.
Juntas, as partes que possuem obrigações no RenovaBio deverão aposentar 40,95 milhões de CBios. O montante, que segue uma determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), é rateado pela ANP considerando também o volume de créditos que não foram retirados de circulação em 2022.
No dia 18 de março, a Bolsa de Valores Brasileira (B3), única entidade registradora do programa, iniciou a sessão com 26,65 milhões de créditos em circulação. Do total, 17,1 milhões, ou 64,2%, estavam em posse das distribuidoras.
As usinas certificadas, por sua vez, detinham 33,5%, totalizando 8,93 milhões de CBios. Já os 619,25 mil restantes (2,3%) estavam com investidores sem metas.