PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Brasilcom vai apresentar resultado de novo estudo sobre o RenovaBio pela PUC-RJ


BiodieselBR.com - 28 nov 2023 - 16:53

Na noite desta próxima quarta-feira (29), a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom) vai apresentar os resultados de um novo estudo elaborado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) a respeito dos impactos do RenovaBio sobre o setor de combustíveis. Esse novo trabalho é uma atualização de dois outros estudos que haviam sido elaborados pela PUC-Rio sob encomenda da Brasilcom.

Publicado no final de 2020, o primeiro deles traçou um benchmark em relação a iniciativas similares ao redor do mundo. Já o segundo foi publicado em meados do ano passado apontou para a possibilidade de um aperto na disponibilidade de CBios no mercado a partir do próximo ano.

Demandas

Embora o teor desse do novo estudo ainda não tenha sido antecipado. A Brasilcom faz parte de uma articulação de distribuidores que, cerca de uma semana atrás, participou de uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e demandou mudanças no programa de descarbonização do governo. Algo que foi visto com maus olhos pelos fabricantes de biocombustíveis.

Não é de hoje que a Brasilcom tem apontado para o que considera como problemas estruturais no RenovaBio. Segundo o diretor institucional da entidade, Sergio Massillon, o setor de distribuição cobra que o governo desloque para as refinarias e importadores de combustíveis as metas de descarbonização que hoje precisam têm que ser atendidas pelas distribuidoras. Além disso, eles querem que os Créditos de Descarbonização (CBios) sejam igualados a outros créditos de carbono. “De maneira a integrar o RenovaBio ao mercado de carbono (...) pois isso inserirá uma referência de preço internacional trazendo segurança ao mercado”, disse o executivo em entrevista por e-mail à BiodieselBR.com

Segundo Sergio, a atualização dos dados da PUC-Rio trará uma “nova visão sobre dois dos mais importantes impactos do Renovabio e que servirão para documentar de forma mais evidente os problemas que esse excelente programa vem trazendo ao mercado e aos consumidores”.

A apresentação do primeiro estudo da PUC-Rio pode ser vista abaixo:

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com