PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

TCU convoca ministro para explicar compra de usina pela Petrobras


Valor Econômico - 07 nov 2014 - 09:24
TCUBSBios 071114
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira a convocação de representantes da Petrobras e da subsidiária Petrobras Biocombustível (PBio) para prestarem esclarecimentos acerca da aquisição de duas usinas de biodiesel na região Sul. Entre os convocados está o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que era presidente da subsidiária à época do negócio.  

A PBio acertou em 2009 a compra de 50% de participação na usina Marialva, que produz biodiesel a partir de esmagamento de soja no município paranaense de mesmo nome. Poucos meses antes, entretanto, a mesma empresa havia sido integralmente adquirida pelo grupo gaúcho BSBios por um valor bem menor: R$ 37 milhões. 

A semelhança com o processo de compra de uma refinaria nos Estados Unidos, no qual a Petrobras adquiriu 50% da unidade por um valor bem superior ao pago pouco tempo antes pela totalidade da empresa, levou o relator a apelidar a usina de Marialva de “mini-Pasadena”.   

Antecipado na terça (4) pelo Valor PRO – serviço de notícias em tempo real do Valor –, o voto de José Jorge diz, entre outras coisas, que o negócio colocou a estatal em risco e que não obedeceu integralmente aos normativos vigentes à época para aquisição de ativos no âmbito do Sistema Petrobras. Diante disso, o plenário decidiu convocar os responsáveis para a prestação de esclarecimentos. 

Murillo Camarotto – Valor Econômico
Tags: Bsbios Pbio TCU