RenovaBio: desafios, problemas e modo de operação

Os biocombustíveis no Brasil podem ganhar um grande impulso a partir do ano que vem. A força motriz desse movimento será o RenovaBio, programa que foi lançado oficialmente pelo Governo Federal na semana passada, mas que já está circulando pelo setor há mais de um mês. Especialmente desde a entrevista concedida pelo novo diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda, aos portais BiodieselBR.com e novaCana em meados de novembro.
Quem esperava saber quais medidas serão tomadas pelo governo por meio deste novo programa durante seu lançamento oficial, se frustrou. O evento teve como objetivo apenas apresentar os pleitos das usinas sucroenergéticas e sinalizar a disposição do MME em aumentar o uso de biocombustíveis no País.
Nenhuma inciativa concreta foi apresentada. Mesmo o conceito do que o governo espera poder fazer pelo setor só foi possível obter em conversas pelos corredores com envolvidos diretamente na formulação do RenovaBio. Entenda tudo no texto abaixo: