USDA ainda vê safra de soja do Brasil maior que a dos EUA
A projeção do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para a safra brasileira de soja na temporada 2012/2013 ficou estável em 81 milhões de toneladas ante novembro, em estimativa que ainda aponta uma colheita superior à norte-americana. Os números constam de um relatório publicado nessa terça-feira.
O USDA estimou a safra norte-americana de soja em 2,9 bilhões de bushels (80,8 milhões de toneladas), também estável ante o número de novembro.
Na atual temporada, o Brasil tem a chance de superar os EUA como o maior produtor pela primeira vez. Se for confirmada a previsão, os brasileiros colheriam uma safra recorde, enquanto os norte-americanos sofreram os efeitos da pior seca em mais de meio século.
O plantio da soja do Brasil, contudo, ainda não foi concluído, o que deixa a safra brasileira vulnerável aos efeitos das condições climáticas ao longo do período de desenvolvimento. A safra dos EUA, por outro lado, já foi colhida.
No ciclo 2011/2012, o Brasil produziu 66,5 milhões de toneladas, segundo o relatório do USDA.
O USDA também manteve sua estimativa para as exportações brasileiras de soja em 2012/2013. Segundo o relatório de novembro, o país mandaria para fora cerca de 37,4 milhões de toneladas. O número supera as exportações brasileiras de 2011/2012, quando foram embarcadas 36,3 milhões de toneladas.
Fabíola Gomes – Reuters
Com adaptações BiodieselBR.com