PUBLICIDADE
padrao padrao
EUA

EUA: Produção de diesel de biomassa fica 16,4% menor no 1º semestre


Fábio Rodrigues - 16 dez 2025 - 14:44

O primeiro semestre de 2025 não vai deixar lá muitas saudades entre os fabricantes de diesel de biomassa – categoria que engloba biodiesel e diesel verde – dos Estados Unidos. Segundo dados divulgados pela Administração de Informação de Energia (EIA) e compilados por BiodieselBR.com, a atividade de usinas e biorrefinarias teve seu pior resultado semestral em dois anos, com a produção de 7,30 milhões de m³. Comparado ao mesmo período do ano passado, a indústria sofreu um tombo de 16,4%.

O impacto foi pior para os fabricantes de biodiesel, que colocaram apenas 2,12 milhões de m³ no mercado durante o primeiro semestre (1S) – queda de 30,4% em relação ao volume que havia sido registrado no mesmo período de 2024 –, fazendo deste o pior semestre para o segmento desde 2013.

Há algum tempo, a produção de biodiesel nos Estados Unidos vem patinando. O setor atingiu seu auge no segundo semestre (2S) em 2018, quando foram fabricados 3,79 milhões de m³. De lá para cá, no entanto, a oferta do biocombustível convencional estacionou dentro de uma faixa entre 2,90 e 3,59 milhões de m³ – com média de 3,23 milhões de m³.

Impacto Menor

Nesse meio tempo, o diesel verde decolou. Embora sua produção em nível comercial só tenha começado em 2011 – mais de uma década depois do biodiesel comum – e engrenado de verdade depois de 2020, a participação do diesel verde foi avançando e, desde 2023, supera a do concorrente. No ano passado, o novato ficou com mais de 65% do mercado norte-americano de alternativas ao diesel fóssil.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR