PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Plantio de soja da safra 2017/2018 atinge 5% da área prevista no Brasil


Estadão Conteúdo - 10 out 2017 - 09:28 - Última atualização em: 21 nov 2017 - 14:59

O plantio de soja no Brasil atingiu 5% da área prevista para a safra 2017/18 até quinta-feira (05), apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado nesta sexta-feira. O avanço de 3,5% ante a semana anterior ocorreu, segundo a consultoria, por causa de chuvas que melhoraram a umidade do solo em diversas regiões produtoras e permitiram um avanço significativo no plantio.

Entretanto, o número representa atraso na comparação com os 11% de igual período do ano passado, mas está em linha com a média dos últimos cinco anos de 6%, segundo a AgRural. Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 18% concluídos. Em Mato Grosso, 8% da área está semeada.

"Muitos produtores mato-grossenses, entretanto, prefeririam não plantar", diz a consultoria. Os motivos são que as chuvas registradas ainda não foram suficientes para dar condições ideais ao solo. Além disso, as previsões para as próximas duas semanas apontam volta do tempo seco no Estado.

Em Mato Grosso do Sul e Goiás, o plantio de soja chegou a 3% e 1% da área, respectivamente. Rondônia, com 7%, e Santa Catarina, com 5%, estão adiantados em relação ao ano passado. No Rio Grande do Sul, a semeadura já teve início em alguns pontos da região de Erechim. "Mas os gaúchos só devem imprimir um ritmo mais acelerado ao plantio a partir do fim de outubro", diz a AgRural.