Plantio de soja segue adiantado no Rio Grande do Sul
A área semeada com soja no Rio Grande do Sul alcançou 80% do esperado para o ciclo 2024/25, segundo a Emater-RS. Os trabalhos estão acima dos 70% registrados em igual período do ano passado, e atrás dos 82% da média para o período.
Em boletim, a Emater disse que semeadura avançou praticamente sem interrupções na maior parte do Estado na última semana, beneficiada pelas condições propícias para a operação, como a adequada umidade do solo, fator anteriormente limitante.
“A ocorrência de chuvas, em 1º/12, em volumes e abrangência territorial maiores, favoreceu a germinação e a emergência, mesmo de plantios realizados em solo ‘seco’ ou de menor umidade”, disse a Emater.
Trigo
Em relação ao trigo no Rio Grande do Sul, a colheita está praticamente encerrada, e atingiu 99% da área. O percentual está acima dos 98% do ano passado. Esse também é o mesmo índice da média.
De acordo com a Emater, a produtividade e a qualidade dos grãos apresentaram variações expressivas entre as diferentes regiões. No nordeste do Estado, os resultados estão semelhantes aos melhores anos de produção.
Já no noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul, parte dos produtores estão insatisfeitos com o rendimento, pois o potencial produtivo das lavouras estava inicialmente elevado, mas a recorrência de chuvas na fase de enchimento de grãos e de colheita comprometeram o rendimento, provocando a redução no peso dos grãos.
Paulo Santos – Globo Rural