PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

FCStone sobe projeção da safra de soja


Reuters - 02 abr 2019 - 08:42

A safra de soja 2018/19 do Brasil, em fase final de colheita, deve alcançar 115,7 milhões de toneladas, projetou ontem a INTL FCStone, alta de 2,4% ante os 113 milhões considerados no mês passado, conforme a produção recorde no Rio Grande do Sul atenua as perdas provocadas pela seca em outras áreas.

Outras consultorias privadas também vêm invertendo a tendência de queda em que a safra 2018/19 vinha operando e aumentaram suas estimativas na semana passada.

Como resultado da maior oferta, a consultoria também elevou sua perspectiva para as exportações brasileiras da oleaginosa neste ciclo, a 71,5 milhões de toneladas, de 70 milhões anteriormente. “Por enquanto, os embarques da oleaginosa estão bastante aquecidos, mas destaca-se que esse número ainda pode sofrer mudanças significativas, em decorrência principalmente do andamento das negociações comerciais entre Estados Unidos e China”, ponderou a analista Ana Luiza Lodia, da INTL FCStone.

Maior exportador mundial de soja, o Brasil plantou uma área histórica de cerca de 36 milhões de hectares com a commodity em 2018/19. E o prognóstico era de uma safra recorde superior a 120 milhões de toneladas, mas o tempo quente e seco entre dezembro e janeiro, em especial no Paraná e em Mato Grosso do Sul, levou o mercado a revisar suas previsões para a temporada.

Segundo relatório, a regularização climática a partir de fevereiro beneficiou as lavouras de ciclo mais tardio, em especial Rio Grande do Sul e a fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A safra gaúcha, por exemplo, deve alcançar quase 21 milhões de toneladas, segundo a INTL FCStone.

Mesmo assim, os 115,7 milhões de toneladas estimados para 2018/19 ficariam aquém dos 119,3 milhões de toneladas observados na temporada anterior, conforme a consultoria.

Adaptação BiodieselBR.com