PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Exportações de óleo de soja perdem tração no começo de 2024, sebo cresce


BiodieselBR.com - 20 fev 2024 - 17:16

Se, nos últimos dois anos, o mercado externo permitiu estocar óleo de soja que o setor de biodiesel não estava mais dando conta de absorver, com a normalização da mistura já não há um ímpeto tão grande para que o produto continue sendo exportado. A perda do apetite por parte das esmagadoras foi se tornando mais clara ao longo do segundo semestre do ano passado e, agora, ganha contornos mais notáveis. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações do derivado do principal produto de nosso agronegócio somaram 67 mil toneladas no primeiro mês de 2024, fazendo deste o pior mês para o produto nos últimos três anos.

Desde que o Brasil tornou obrigatória a mistura um percentual de biodiesel ao óleo diesel em 2018, as exportações nacionais de óleo foram minguando. De 2,34 milhões de toneladas em 2007 para menos de 1,11 milhão de toneladas em 2020 à medida em que a demanda interna ia crescendo. Esse processo só foi interrompido depois que o governo Bolsonaro passou a reduzir a mistura obrigatória a partir de abril de 2021.

Para compensar das perdas no mercado interno, as esmagadoras se voltaram para fora do país. Com o retorno ao B12 em abril passado, a produção do setor retomou a musculatura e, dessa forma, passou a absorver volumes maiores matérias-primas descolando as exportações.

A estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para este ano é que 1,45 milhão de toneladas de óleo de soja saiam do país ao longo deste ano – contração de quase 38% em relação ao ano anterior.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR