Exportações aceleram em fevereiro, mas fecham abaixo de 2024
Apesar do gigantismo – praticamente confirmado – da safra brasileira de soja prevista para o ciclo 2024/25, os exportadores do grão não estão tendo um começo de ano dos mais agitados. Isso, apesar de uma aceleração substancial nos embarques de janeiro para fevereiro. Segundo dados oficiais do governo brasileiro, em fevereiro o mercado externo demandou um pouco menos de 6,43 milhões de toneladas de soja brasileira, multiplicando quase exatamente por 6 vezes o volume do mês anterior.
Embora a rampa das exportações a cada começo de ano costume ser íngreme, à medida que os grãos colhidos no interior começam sua jornada rumo aos portos, uma escalada como a atual não é comum. Nos últimos cinco ciclos, o crescimento nos embarques entre janeiro e fevereiro tem sido de 234%, menos da metade da alta atual.
Apesar dessa aceleração brusca, os números atuais seguem abaixo dos registrados em 2024, quando mais de 9,46 milhões de toneladas de soja foram exportadas no primeiro bimestre. Esse somatório é consideravelmente maior do que os 7,5 milhões de toneladas da atual temporada.