Demanda firme e dólar aquecem negócios no mercado de soja
As negociações no complexo soja acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) se aceleraram nos últimos dias. De acordo com os pesquisadores, o mercado foi impulsionado pela valorização do dólar frente ao real registrado nas últimas semanas e pela demanda firme no mercado doméstico.
Como resultado, os preços do grão e seus derivados subiram no spot nacional, com destaque para o óleo de soja, que atinge, na parcial de junho, a maior média do ano, em termos reais.
O Cepea observou acirramento da disputa entre os consumidores de indústrias alimentícias e de biocombustíveis, além da maior demanda internacional. Esse cenário elevou os prêmios de exportação de óleo de soja no Brasil, os quais voltaram aos patamares de junho/22.
Com isso, o indicador Cepea/Esalq que acompanha as movimentações do produto no mercado paranaense voltou aos mesmos níveis em que estavam no começo deste ano.
Do lado da oferta, a Conab estima produção nacional de soja em 147,35 milhões de toneladas, 4,7% inferior à da temporada passada. As exportações também devem ser menores, estimadas em 92,43 milhões de toneladas, 9,3% abaixo da temporada anterior.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do Cepea