PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Consultorias elavam previsões sobre a safra brasileira de soja


BiodieselBR.com - 05 dez 2012 - 10:49
consultoria safra_soja_brasil_051212
Depois da quebra na safra passada, as perspectivas sobre o tamanho da safra 2012/2013 de soja são as melhores possíveis. Ainda em agosto passado o mercado já apostava que o Brasil teria sua melhor colheita da história superando os Estados Unidos como maior produtor da oleaginosa no mundo. Agora que a fase de plantio se aproxima do final, consultorias internacionais especializadas no grão acham que o resultado poderá ser ainda melhor que o inicialmente projetado.

A consultoria internacional Informa Economics elevou sua previsão inicial para de safra brasileira de soja em cerca de 150 mil toneladas. Com isso a colheita chegaria a 81,4 milhões de toneladas. Caso o número seja confirmado, ele seria quase 6 milhões de toneladas – ou 8% – a mais que o recorde anterior de 75,3 milhões de toneladas registrado na safra 2010/2011.

Área
Ontem (04), a consultoria a INTL Fcstone já havia revisado para cima o tamanho da área dedicada ao cultivo de soja no Brasil. Segundo os analistas, devem ser plantados 27,3 milhões de hectares contra  27,1 milhões de ha previstos em setembro. Isso representa um crescimento de 9% sobre a área da safra passada.

Segundo a consultoria, o crescimento da soja está acontecendo especialmente nos estados da Região Sul onde áreas que seriam inicialmente semeadas com milho acabaram sendo desviadas para a produção da oleaginosa.

Argentina
Enquanto as notícias para o Brasil são as melhores possíveis, a situação na Argentina é bem diferente. Segundo os analistas da Informa, a safra no país vizinho deve ficar quase 900 mil toneladas abaixo da previsão inicial que era 59,5 milhões de toneladas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Reuters e Estadão Conteúdo