PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Clima desfavorável sustenta preço da soja


Cepea - 27 out 2014 - 12:30 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
SojaCepea 271014
Os preços da soja têm subido nos Estados Unidos e no Brasil como reflexo de problemas climáticos que estão afetando as perspectivas da safra 2014/15 nos dois maiores produtores a oleaginosa. 

Nos Estados Unidos o problema são as chuvas que estão dificultando a colheita justamente num período em que a demanda pelo grão e derivados está aquecida. 

Já no Brasil é o problema é justamente o contrário: a falta de chuvas que está atrapalhando o plantio. Isso se soma ao contexto externo e aos baixos estoques no spot associado a uma demanda firme para gerar uma pressão de alta nos preços do grão. 

As altas são verificadas mesmo com estimativas ainda apontando safra recorde global. De modo geral, o ritmo de comercialização é lento, devido à forte retração vendedora. Muitos agentes preferem comercializar estoques remanescentes, em detrimento das vendas antecipadas. 

O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa permaneceu estável em R$ 61,17/sc de 60 kg na semana entre o dia 17 e 24 de outubro. Na média ponderada das regiões paranaenses, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, houve elevação de 3% em sete dias, indo para R$ 60,98/sc de 60 kg na sexta. 

Com adaptação BiodieselBR.com