PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

China autoriza compra de soja dos Estados Unidos sem tarifa, diz agência


BiodieselBR.com - 25 jul 2019 - 09:25

O governo da China autorizou cinco empresas a exportar soja dos Estados Unidos para o país livre das tarifas impostas em função da disputa comercial entre as duas potências econômicas. É o que está em reportagem da agência Bloomberg, atribuindo a informação a “pessoas familiarizadas com a situação”. Segundo a reportagem, o volume autorizado é de 3 milhões de toneladas.

“A cota livre de tarifa será parte de um gesto de amizade para os Estados Unidos e poderia haver uma segunda rodada de exceção, a depender do progresso das negociações comerciais”, informa a agência, pontuando não ter obtido resposta do Ministério do Comércio da China sobre seu pedido de informações.

Ainda de acordo com a agência, estariam envolvidas no negócio estariam a estatal Jiusan Group, uma das maiores esmagadoras de soja, atrás apenas da Wilmar, sediada em Singapura, e da também chinesa Cofco. A decisão do governo chinês, informa a Bloomberg, teria sido feita depois de uma reunião de autoridades locais com compradores de soja.

“Depois da China adotar uma tarifa de 25% sobre a soja dos Estados Unidos, as importações do maior consumidor mundial do grão despencaram”, destaca a publicação.

A notícia foi divulgada em meio a uma viagem de representantes de comércio dos Estados Unidos para a China, que deve ser feita na segunda-feira. A expectativa é de avanço nas negociações comerciais entre os dois países, que vivem uma situação de guerras tarifárias há mais de um ano. Seria a primeira conversa de altas autoridades desde maio, quando as tratativas foram interrompidas.