PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Brasil deve produzir 151,43 milhões de toneladas de soja, projeta Conab


Fábio Rodrigues - 09 mar 2023 - 13:58

A produção brasileira de soja deverá totalizar 151,42 milhões de toneladas na temporada 2022/23, com aumento de 20,6% na comparação com a temporada anterior, quando foram colhidas 125,55 milhões de toneladas. A projeção faz parte do 6º levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No mês passado, o órgão apontava safra de 152,9 milhões de toneladas da oleaginosa.

A Conab trabalha com uma área de 43,53 milhões de hectares dedicados à cultura da soja, com elevação de 4,9% sobre o ano anterior, quando foram cultivados 41,49 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.479 quilos por hectare. Em 2021/22, o rendimento ficou em 3.026 quilos por hectare.

“Essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul”, Guilherme Ribeiro

“A atual estimativa de produção da oleaginosa cresce se comparada com o ciclo passado, mas representa uma variação negativa de 1% em relação ao último anúncio da Conab devido à intensificação, em fevereiro, dos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul”, explica o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. “No entanto, essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul”, complementa.

Colheita da soja pelo Brasil

A colheita da soja avança em todas as regiões produtoras do país, mas com percentuais abaixo quando comparados com a safra 2021/22. Segundo a Conab, esse ritmo mais lento é explicado por motivos distintos, como o excesso de chuvas, que dificulta o tráfego de máquinas nas lavouras.

Além das precipitações durante a colheita, é preciso lembrar que em algumas áreas o plantio da soja foi realizado de forma tardia, como em determinados locais produtores de Goiás e do Matopiba. Enquanto isso, em outras regiões houve a ocorrência de temperatura mais baixa. De acordo com o órgão, essa situação trouxe impacto no desenvolvimento do grão, alongando o ciclo da cultura.