PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Matérias-primas alternativas

Fundação vai transformar óleo de babaçu em biodiesel


BiodieselBR.com - 29 mai 2012 - 10:13
Maues6-290512Maués é um município do estado do Amazonas onde vivem pouco mais de 50 mil pessoas e, como outras cidades da região, também vive o dilema de como transformar a floresta que a cerca em riqueza, sem destruí-la no processo. Para ajudar a desatar esse nó, a Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPF) está liderando um projeto que prevê a instalação de uma usina que vai transformar o babaçu coletado de forma sustentável por três organizações comunitárias na vizinha Floresta Estadual de Maués.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2006, ano em que a FPF começou a organizar cursos e oficinas para capacitar a população local a desenvolver atividades de manejo florestal consciente. Em meados de 2011, o projeto deu mais um passo com a finalização das obras no galpão onde foram instalados os equipamentos usados na extração do óleo de babaçu e a usina de biodiesel propriamente dita.

De acordo com a farmacêutica que trabalha no Núcleo de Biotecnologia e Sustentabilidade da FPF, Cecília Abinader, a usina tem capacidade produtiva para cerca de 110 mil litros de biodiesel por ano e, atualmente, sua produção é experimental. A primeira batelada de biodiesel feito com óleo de babaçu foi produzida em abril passado. O produto foi encaminhado ao Laboratório de Pesquisa e Ensaios em Combustíveis da Universidade Federal do Amazonas para averiguar se o produto está dentro das especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

No futuro, o biodiesel produzido localmente deverá ser usado para movimentar os geradores que produzem eletricidade para o município.

O objetivo final dessa iniciativa, segundo Cecília, é “promover a geração de renda para comunidades da floresta envolvidas no processo de coleta”, incentivando atividades de manejo de recursos não madeireiros. Ela acrescenta que, atualmente, a fundação está atuando para organizar os coletores numa cooperativa com a meta de que eles assumam a gestão da usina.

Maues4-290512
Maues5-290512

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com