Programa mineiro de reciclagem de óleo ganha prêmio internacional
Uma iniciativa de reaproveitamento de óleo de cozinha usado na produção de biodiesel foi um dos 10 vencedores do Green Projetc Awards Brasil 2012 – premiação internacional que distingue projetos de boas práticas socioambientais. O projeto vencedor foi idealizado pela mineradora brasileira Samarco e é realizado em parceria com as prefeituras das cidades mineiras de Ouro Preto e de Mariana e associações de catadores de materiais recicláveis.
Lançado há pouco mais de um ano, o projeto da Samarco vem alcançando bons resultados ao retirar um material danoso ao meio ambiental ao mesmo tempo em que gera renda adicional aos catadores. Desde o início das atividades, mais de 19 mil litros de óleo foram coletados e convertidos em biodiesel. Segundo a analista de Meio Ambiente da mineradora, Ana Paula Gomes, os volume tem aumentado o que mostra um maior engajamento da população . “No primeiro semestre de 2012, o volume de material recolhido superou o registrado em todo o ano passado”, disse a técnica.
Para a execução do projeto, a Samarco capacitou catadores de Ouro Preto e Mariana e também instalação dos 35 ECOpontos nos quais a população pode fazer o descarte de seu óleo usado.
O material recolhido foi vendido a empresas de beneficiamento de óleo para posterior fabricação de biodiesel, combustível renovável e menos poluente. Todo o dinheiro da venda é revertido aos catadores das associações participantes.
Água
A iniciativa contribui com o meio ambiente por evitar que o material seja despejado no esgoto e polua a água. Cálculos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 1 litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água o que permite calcular que, até agora, a iniciativa mineira evitou a contaminação de quase 500 milhões de litros de água.
O prêmio foi criado em criado em 2008 pela consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade e acontece pela primeira vez no Brasil este ano graças uma parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e o Ministério do Meio Ambiente. O projeto concorreu com cerca de 200 iniciativas desenvolvidas por empresas públicas e privadas. Os concorrentes foram analisados pela consultoria independente KPMG e pela comissão julgadora.
A Samarco vem trabalhando para levar o expandir o projeto. Em Belo Horizonte, a empresa incentiva seus empregados a recolherem e doarem o óleo usado para empresas de reciclagem. Também há provisões para levar o projeto cidades do Espírito Santo vizinhas a outra unidade produtiva da companhia.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da Samarco