PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Programa mineiro de reciclagem de óleo ganha prêmio internacional


BiodieselBR.com - 09 out 2012 - 15:10 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
oleo cozinha_reciclado_1_091012
Uma iniciativa de reaproveitamento de óleo de cozinha usado na produção de biodiesel foi um dos 10 vencedores do Green Projetc Awards Brasil 2012 – premiação internacional que distingue projetos de boas práticas socioambientais. O projeto vencedor foi idealizado pela mineradora brasileira Samarco e é realizado em parceria com as prefeituras das cidades mineiras de Ouro Preto e de Mariana e associações de catadores de materiais recicláveis.

Lançado há pouco mais de um ano, o projeto da Samarco vem alcançando bons resultados ao retirar um material danoso ao meio ambiental ao mesmo tempo em que gera renda adicional aos catadores. Desde o início das atividades, mais de 19 mil litros de óleo foram coletados e convertidos em biodiesel. Segundo a analista de Meio Ambiente da mineradora, Ana Paula Gomes, os volume tem aumentado o que mostra um maior engajamento da população . “No primeiro semestre de 2012, o volume de material recolhido superou o registrado em todo o ano passado”, disse a técnica.

Para a execução do projeto, a Samarco capacitou catadores de Ouro Preto e Mariana e também instalação dos 35 ECOpontos nos quais a população pode fazer o descarte de seu óleo usado.

O material recolhido foi vendido a empresas de beneficiamento de óleo para posterior fabricação de biodiesel, combustível renovável e menos poluente. Todo o dinheiro da venda é revertido aos catadores das associações participantes.

Água
A iniciativa contribui com o meio ambiente por evitar que o material seja despejado no esgoto e polua a água. Cálculos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 1 litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água o que permite calcular que, até agora, a iniciativa mineira evitou a contaminação de quase 500 milhões de litros de água.

O prêmio foi criado em criado em 2008 pela consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade e acontece pela primeira vez no Brasil este ano graças uma parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e o Ministério do Meio Ambiente. O projeto concorreu com cerca de 200 iniciativas desenvolvidas por empresas públicas e privadas. Os concorrentes foram analisados pela consultoria independente KPMG e pela comissão julgadora.

A Samarco vem trabalhando para levar o expandir o projeto. Em Belo Horizonte, a empresa incentiva seus empregados a recolherem e doarem o óleo usado para empresas de reciclagem. Também há provisões para levar o projeto cidades do Espírito Santo vizinhas a outra unidade produtiva da companhia.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da Samarco