PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Óleo de palma: Malásia vai reformar modelo de exportação


Agência Estado - 07 fev 2012 - 11:36 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:23

A Malásia deve revisar sua política para tarifas de exportação de óleo de palma cru e criar um fundo de ajuda à indústria, voltado a refinadores locais afetados pela revisão da estrutura de exportação da Indonésia, de acordo com o jornal The Star. Em agosto, o governo da Indonésia reduziu a tarifa máxima de exportação sobre produtos de palma refinados, branqueados e desodorizados de 25% para 13%, enquanto a principal taxa para as exportações de óleo de palma foi baixada de 25% para 22,5%.

O movimento impulsionou o crescimento da indústria de refinação da Indonésia, estimulando os produtores a vendar internamente, em vez de exportar. O ministério de indústria de plantação e commodities da Malásia apresentou duas propostas depois de um encontro com refinadores e produtores de óleo de palma, o que inclui a criação de um fundo de 1 bilhão de ringgit (US$ 331 bilhões) por meio da taxação de produtores, afirmou o jornal local.

Outra proposta, apelidada de "plano de reserva", manteria a atual tarifa de exportação sobre o óleo de palma em 23%, mas descartaria cotas de exportação livre de impostos, segundo o The Star, que não divulgou suas fontes. Descartar a cota garantiria ampla oferta doméstica de óleo de palma, da qual os refinadores da Malásia dependem para produzir uma ampla variedade de produtos, desde biscoitos e óleo de cozinha até sabão, afirmou um executivo da indústria que possui refinarias de óleos comestíveis.

O fundo voltado à indústria poderia ser usado para subsidiar os preços domésticos do óleo de palma, ajudando os refinadores da Malásia a competir com os da Indonésia, disse o executivo. Autoridades do governo não foram encontradas para comentar. As refinarias da Malásia importam mais óleo de palma da Indonésia. As informações são da Dow Jones.

Tags: Dende Malásia