PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Importações de óleo de palma pela Índia devem cair à mínima de 27 meses em maio


BiodieselBR.com - 24 mai 2023 - 10:33

As importações de óleo de palma pela Índia em maio devem cair para o nível mais baixo em 27 meses, já que o raro prêmio observado em relação a outros óleos comestíveis levou os compradores a cancelar as cargas e substituí-las por óleo de soja e girassol, disseram revendedores e inspetores de carga nesta terça-feira.

A queda surpreendente nas importações de óleo de palma pela Índia, maior comprador mundial de óleos vegetais, pode derrubar os preços do óleo de palma. A Malásia e a Indonésia, os dois maiores produtores globais, podem reduzir o valor de suas ofertas de óleo de palma para recuperar a participação de mercado de outros óleos comestíveis.

O contrato de óleo de palma de referência para entrega em agosto na Bolsa de Derivados de Bursa Malaysia caiu 1,85%, para 3.365 ringgit a tonelada, depois que a Reuters informou a queda nas importações indianas.

Cerca de 261.000 toneladas de óleo de palma foram descarregadas em vários portos indianos nos primeiros 20 dias de maio e outras 150.000 toneladas deverão ser descarregadas nos 11 dias restantes, totalizando 411.000 toneladas, de acordo com estimativas médias dos revendedores e agências marítimas.

A média mensal de importações de óleo de palma da Índia nos primeiros seis meses do ano comercial de 2022/23, iniciado em 1º de novembro, foi de 818.203 toneladas, de acordo com o órgão comercial Solvent Extractors' Association of India (SEA).

"O óleo de palma foi substituído pelo óleo de girassol em muitas partes do país devido à competitividade do preço do óleo de girassol", disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research.

Em abril, os compradores indianos optaram por cancelar grandes quantidades de compras de óleo de palma pela primeira vez em muitos anos e a indústria esperava que as importações de maio caíssem para 700.000 toneladas.

Os compradores asiáticos, sensíveis a preço, tradicionalmente confiam no óleo de palma por causa do baixo custo e dos prazos de envio rápidos. Mas o óleo de palma passou a ser negociado com um prêmio em relação a outros óleos comestíveis, ao mesmo tempo em que os preços do óleo leve caíram, em parte por causa de uma safra recorde de colza.

O desconto do óleo de palma em relação aos óleos rivais chegou a 500 dólares por tonelada no trimestre de dezembro, mas o produto passou a ser negociado com um prêmio no início deste ano, já que a produção da Indonésia e da Malásia foi reduzida por chuvas excessivas.

O óleo de palma tradicionalmente representa cerca de dois terços das importações de óleo vegetal da Índia, oferecendo preços competitivos, mas sua participação caiu para cerca de 40% em maio, disse um negociante de Nova Délhi com uma trading global.

As importações de óleo de girassol em maio devem saltar 28% em relação ao mês anterior, para 319 mil toneladas, enquanto as importações de óleo de soja podem subir 16%, para 305 mil toneladas, de acordo com a estimativa média dos comerciantes.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

"Os preços do óleo de palma cairão mais do que os óleos leves nos próximos meses para atrair compradores", disse o comerciante.

Rajendra Jadhav – Reuters