PUBLICIDADE
palestrantes palestrantes
Dendê / Palma

Importações de óleo de palma pela Índia crescem 16% em agosto, no maior nível em 13 meses


Reuters - 03 set 2025 - 08:30

As importações de óleo de palma da Índia aumentaram em agosto, atingindo o maior nível em 13 meses, já que os preços competitivos em relação ao óleo de soja levaram as refinarias a aumentar as compras antes da temporada de festas, de acordo com cinco negociantes.

O aumento das importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador de óleos vegetais do mundo, deve ajudar os principais produtores, Indonésia e Malásia, a reduzir os estoques e a apoiar os futuros de referência do óleo de palma da Malásia.

As importações de óleo de palma subiram 16% em agosto, para 993.000 toneladas, o ponto mais alto desde julho de 2024, de acordo com estimativas dos negociantes.

As importações de óleo de soja em agosto caíram 28% em relação ao mês anterior, para 355.000 toneladas, o nível mais baixo em seis meses, enquanto as importações de óleo de girassol aumentaram 27%, atingindo 255.000 toneladas, o maior patamar em sete meses, de acordo com as estimativas dos negociantes.

Em agosto, a Índia importou 6.000 toneladas de óleo de canola pela primeira vez em quase cinco anos, segundo eles.

O aumento das importações de óleo de palma e de soja elevou o total das importações de óleo comestível da Índia em agosto em 3,6%, para 1,6 milhão de toneladas, em relação ao mês anterior, o nível mais alto em 13 meses, de acordo com as estimativas dos negociantes.

Os números das importações excluem as remessas isentas de impostos que chegaram do Nepal via fronteiras terrestres, segundo eles.

Os refinadores aumentaram as compras de óleo de palma nos últimos dois meses, antes da temporada de festivais, já que o óleo tropical permaneceu muito mais barato do que o óleo de soja, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research.

A demanda por óleo comestível, especialmente óleo de palma, na Índia normalmente aumenta durante a temporada de festivais devido ao maior consumo de doces e alimentos fritos.

As importações de óleo de palma da Índia devem permanecer acima de 900.000 toneladas em setembro, e as importações de óleo de soja devem ultrapassar 450.000 toneladas, disse um negociante de Mumbai de uma trading global.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

As importações de óleo comestível do Nepal foram de 95.000 toneladas em agosto, acima das 86.000 toneladas de julho, segundo estimativa da GGN Research.

Rajendra Jadhav – Reuters