Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos
As importações de óleo de palma pela Índia subiram em novembro, à medida que as refinarias aproveitaram os preços mais baixos para aumentar as compras do óleo tropical e reduzir as importações dos óleos de soja e girassol, que estão mais caros, informou um importante órgão do setor nesta segunda-feira.
O aumento das importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, pode ajudar os principais produtores, Indonésia e Malásia, a reduzir seus estoques e apoiar os contratos futuros do óleo de palma da Malásia ao mesmo tempo em que pressiona os futuros do óleo de soja dos EUA (Boc2).
As importações de óleo de palma em novembro aumentaram cerca de 5% em relação a outubro, para 632.341 toneladas, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA).
As importações de óleo de soja caíram mais de 18%, para 370.661 toneladas, e as de óleo de girassol recuaram 45%, para uma mínima de dois anos de 142.953 toneladas, informou o órgão do setor.
A Índia também importou 5.000 toneladas de óleo de canola dos Emirados Árabes Unidos no mês, acrescentou.
As importações menores de óleo de soja e de girassol levaram a uma redução do total importado de óleos comestíveis pela Índia em novembro em 13,3% em relação ao mês anterior, para 1,15 milhão de toneladas, o menor nível em sete meses, informou a SEA.
Em novembro, a Índia importou um recorde de 69.919 toneladas de óleo de soja da China, depois que um excesso de oferta levou esmagadores chineses a conceder descontos para o produto, em detrimento dos tradicionais fornecedores sul-americanos da Índia.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia, e importa óleo de soja e de girassol da Argentina, do Brasil, da Rússia e da Ucrânia.
O óleo de palma está agora cerca de US$100 por tonelada mais barato do que o óleo de soja e quase US$200 mais barato do que o óleo de girassol, o que levou os compradores indianos a aumentar as compras de óleo de palma para os embarques de dezembro e janeiro, disse um negociante de Mumbai de uma trading global.
"Alguns compradores cancelaram contratos de importação de óleo de soja para dezembro e janeiro e estão substituindo esses volumes por óleo de palma", disse ele.
Rajendra Jadhav e Sherin Elizabeth Varghese – Reuters