PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Segurança alimentar

Preços dos óleos vegetais entraram estáveis em 2024


BiodieselBR.com - 02 fev 2024 - 17:27

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os óleos vegetais praticamente não saíram de onde estavam na virada de 2023 para 2024. É o que mostram os dados mais recentes do Índice FAO dos Preços dos Alimentos que foi divulgado hoje (02).

Segundo o indicador, os preços dos 10 óleos vegetais mais comercializados ao redor do mundo fecharam janeiro cotados em 122,5 pontos variação de parcos 0,1% sobre indicador de dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, os preços ficaram 12,8% mais baixos.

Ainda assim, os preços – embora tenham parado de subir – não se recuperaram da alta que tiveram entre junho e julho do ano passado quando o grupo óleos se valorizou 12,1%. Em junho do ano passado, o indicador chegou a bater abaixo dos 115,8 pontos; sua menor cotação em quase três anos.

A estabilidade atual reflete o fato de diferentes segmentos do mercado estarem indo em direções opostas com baixas nas cotações dos óleos de soja e de colza e alta nas de palma e girassol.

Queda

Entre os outros mercados que são acompanhados pela FAO o movimento dos preços ficou entre estabilidade e baixa. A principal movimentação do mês foi a queda de 2,2% no grupo dos cereis.

O grupo do açúcar foi o único que teve uma valorização mais notável com alta de 0,8%.

No apurado geral, a FAO aponta baixa de 1% nos preços dos alimentos em janeiro de 2024 frente ao nível de dezembro de 2023

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com