PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Algas

Os estudos da Petrobras com microalgas


Tribuna do Norte - 26 ago 2013 - 09:13

A Petrobras, por meio do seu Centro de Pesquisas (Cenpes), investe no desenvolvimento de tecnologia para o cultivo e a utilização das microalgas como matéria-prima na produção do biodiesel. Atualmente, são realizados testes em planta piloto em Extremoz, no Rio Grande do Norte, que buscam analisar o potencial produtivo, a qualidade e o teor de óleo nas condições climáticas daquele estado, uma região avaliada como propícia ao cultivo.

Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a iniciativa representa um avanço nas pesquisas iniciadas em fevereiro de 2006, cujos resultados indicam o potencial desses organismos como alternativa de suprimento sustentável à cadeia produtiva do biodiesel. As microalgas têm apresentado potencial de produção de óleo superior ao das oleaginosas típicas para biodiesel. A produtividade pode chegar a ser de 7 a 30 vezes superior ao de vegetais terrestres. Outra característica relevante é que as microalgas “sequestram” carbono com taxas mais elevadas que vegetais e possuem produção contínua.

As microalgas possuem a capacidade de crescer em diferentes tipos de água e, entre as possibilidades pesquisadas, está o cultivo em água de produção de petróleo. O objetivo das pesquisas inclui verificar a contribuição das microalgas para o tratamento dessa água para descarte ou para o reuso. Na prática, as microalgas utilizam as substâncias presentes na água de produção, como nitrogênio e fósforo, como insumo para a conversão em biomassa.

A planta piloto, localizada na cidade de Extremoz (RN), inaugurada em abril de 2012, conta com tanques abertos cuja capacidade é de quatro mil litros e nos quais as microalgas são cultivadas. O processo para gerar biodiesel das microalgas envolve reprodução em tanques, depois coleta, extração do óleo, que transesterificado, produzirá o biodiesel.

Mini-entrevista com Norberto Noschang - gerente de tecnologia da Petrobras Biocombustível
O cultivo de microalga para produção de biodiesel é desenvolvido desde quando na Petrobras? Destina-se ao tratamento da água, no sentido de reverter os danos causados por vazamento de óleo?
As pesquisas com microalgas iniciaram em 2006 com o propósito de avaliar uma matéria-prima alternativa para produção de biodiesel. A análise do comportamento das microalgas em água de produção de petróleo é uma das vertentes da pesquisa, e busca verificar a contribuição para o tratamento dessa água para descarte ou para o reuso. Na prática, as microalgas utilizam as substâncias presentes na água de produção, como nitrogênio e fósforo, como insumo para a conversão em biomassa. São analisadas diferentes cepas pré-selecionadas.

De que forma essa produção envolve a comunidade, podendo gerar renda para a comunidade local?
Nesta fase de pesquisas, o projeto envolve somente pesquisadores do Cenpes/Petrobras e de universidades parceiras, como UFRJ e UFRN.

Como se dá o processo de produção do biodiesel? Quanto já foi produzido e qual a projeção de produção para este ano?
O projeto de pesquisa analisa a produção de óleo a partir das microalgas. O processo para gerar biodiesel envolve reprodução em tanques, depois coleta, extração do óleo, que transesterificado, produzirá o biodiesel. Nesta etapa, os volumes de óleo são produzidos para atender às necessidades das pesquisas.

Tribuna do Norte