PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
mamona

Agricultores receberão mais de 21 toneladas de sementes de mamona e feijão


Governo do Estado do Piauí - 23 set 2008 - 14:05 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Agricultores familiares do Território de Desenvolvimento Serra da Capivara vão receber 7,5 toneladas de sementes de mamona para fazerem o plantio em suas áreas de produção. As sementes de mamona serão distribuídas pela Petrobras e também pela Brasil Ecodiesel.

O Governo do Piauí também vai distribuir 14 toneladas de feijão para as famílias da agricultura familiar desse território, que inclui municípios como São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Caracol, Guaribas e outros da região.

A estratégia de distribuição de sementes certificadas para os agricultores foi discutida, nesta terça-feira (23), por representantes do Governo do Piauí, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), da Petrobras, da Brasil Ecodiesel e de outros órgãos que trabalham pelo desenvolvimento do Território Serra da Capivara e das demais regiões do Estado. A reunião aconteceu no auditório da Fetag, em Teresina.

O gerente de Suprimento da Unidade de Produção em Biodiesel da Petrobras, Paulo Roberto Moreira Dias, declarou que em cada Estado tem a estratégia de desenvolvimento agrícola e oleaginosas. No Piauí, são realizadas discussões para conhecer os parceiros, bancos e instituições do Estado, quando a Petrobras coloca o plano de atração. “Discutimos a particularidade de cada Estado, pois não temos pacote fechado. Aqui no Piauí, a Petrobras vai bancar a distribuição da semente de mamona e a assistência técnica. Além disso, vamos comprar a produção dos agricultores a preço justo”, disse Paulo Roberto.

O gerente da Câmara Técnica do Biodiesel no Piauí, Sérgio Vilela, declarou que 1.500 famílias da região da Serra da Capivara serão atendidas com sementes de mamona e de feijão para o plantio, sendo que as sementes estarão em poder dos agricultores até o mês de novembro próximo.

O secretário de Política Agrícola da Fetag, Simão Reinaldo, declarou que a reunião realizada nesta terça-feira foi de grande importância para o avanço dos trabalhos do biodiesel no Estado, onde os agricultores precisam com urgência das sementes de mamona e feijão para o plantio. Ela também classificou o encontro como fundamental para a discussão da safra 2008/2009.