Argentina

Produção de biodiesel da Argentina cresce mais de 50% sobre o 1T


BiodieselBR.com - 19 ago 2024 - 16:28

A indústria de biodiesel da Argentina parece estar iniciando mais uma de suas retomadas. Saída de seu pior ano desde 2008, o país vizinho abriu 2024 com dois dígitos de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior e, agora, emenda com um salto de animadores 53,5% sobre o primeiro trimestre (1T).

Segundo dados da Secretaria de Energia do país vizinho, entre os meses de abril e junho, suas usinas fabricaram 389,1 mil m³ de biodiesel. Foram – de longe – os melhores 3 meses que a indústria teve desde o 4T de 2022.

Cumpre ressaltar que o tombo que a produção levou no último ano pode ser explicado, em grande medida, por uma quebra severa na produção de soja na safra 2022/23. Nas contas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país colheu apenas 25 milhões de toneladas do grão, frente a uma média de 51 milhões de toneladas nos 10 ciclos anteriores.

Para este ano, a produção do país está estimada pelo USDA em 49 milhões de toneladas, o que garante mais folga para a produção de biodiesel.

Biodiesel ainda magro

Embora alentador, esse resultado mais recente do biodiesel é magro se comparado aos padrões aos quais o setor estava acostumado em seus melhores tempos. Em 2017, as usinas argentinas chegaram a fabricar 3,15 milhões de m³ de biodiesel. Desde então, contudo, a atividade do setor vem patinando.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR