Cargill fecha usina de biodiesel na Alemanha
A gigante norte-americana do agronegócio, Cargill, anunciou nessa quarta-feira que vai fechar sua usina de biodiesel localizada na cidade de Wittenberge, nordeste da Alemanha. A unidade será paralisada em função do excesso de capacidade produtiva instalada no mercado europeu.
A fábrica tem 120 mil toneladas de capacidade produtiva anual e opera basicamente a partir de óleo de colza. O grupo norte-americano está procurando um investidor que possa estar interessado em adquirir a planta.
A Cargill possui uma segunda fabrica de biodiesel nas proximidades da cidade alemã de Frankfut que tem capacidade para 250 mil toneladas anuais.
A indústria de biodiesel alemã – a maior da Europa – vem trabalhando com apenas 50% de ocupação desde que o país reviu os incentivos fiscais dados aos biocombustíveis, medida que reduziu consideravelmente a demanda.
No começo de 2012, cerca de metade das usinas do país já havia fechado as portas.
Não bastasse essa situação, recentemente a Comissão Europeia anunciou que tem intenções de rever sua política de incentivo aos combustíveis renováveis e criar limites para os biocombustíveis de primeira geração. Isso deverá reduzir ainda mais a demanda por biodiesel.
No Brasil
Em agosto passado, a Cargill inaugurou sua primeira unidade produtora de biodiesel no Brasil.
Instalada em Três Lagoas (MS), a usina da multinacional tem capacidade para 252 milhões de litros por ano e é a 6ª maior do Brasil.
Tradução e adaptação BiodieselBR.com