PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Soja sobe em Chicago e tenta consolidar novas altas


Globo Rural - 14 mai 2024 - 10:06

Os preços da soja subiram na bolsa de Chicago, direcionados por questões técnicas e ainda tentando mensurar os impactos com as perdas da safra no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (13/5), o contrato da oleaginosa com entrega para julho avançou 0,04% na sessão, negociado a US$ 12,1950 o bushel.

“O mercado vem subindo desde sexta, apoiado, primeiramente, pela movimentação de fundos, que estavam extremamente vendidos [apostando na queda do preço] e precisam recomprar contratos para não ficarem expostos às variações em Chicago, que podem ocorrer nesse período de mercado climático”, justifica Ênio Fernandes, analista da Terra Agronegócio.

Ele acrescenta que os agentes de mercado ainda monitoram a situação de perdas provocadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

“A safra vem sendo colapsada a cada dia. Vamos perder ainda alguns milhões de toneladas nas projeções de colheita. Isso favorece as altas, já que obriga os fundos a agirem rapidamente na compra de papéis”, complementa.

O analista lembra que ainda não é possível mensurar o impacto das chuvas para a produção de soja gaúcha, pois muitas áreas estão inacessíveis. Hoje, no entanto, a consultoria Pátria Agronegócios estimou que 2,4 milhões de toneladas não serão colhidas na safra 2023/24.

Por fim, Fernandes comenta que alguma irregularidade nas chuvas em regiões produtoras dos EUA pode prejudicar o andamento do plantio no país, dando assim outro elemento para a valorização da soja no mercado internacional.

Paulo Santos – Globo Rural