PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

UE abre investigação contra importação de biodiesel dos EUA


Agência Estado - 12 ago 2010 - 06:23 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:13

A Comissão Europeia informou nesta quinta-feira, 12, ter aberto uma investigação para averiguar se biodiesel produzido nos Estados Unidos está sendo comprado por países europeus por meio de outras origens, principalmente Canadá e Cingapura. Desse modo, os importadores evitariam as tarifas que incidem sobre os embarques norte-americanos.

A comissão, braço executivo da União Europeia, disse que também investigará se os fabricantes de biodiesel dos EUA estão vendendo o produto misturado com grandes quantidades de óleo mineral ou outros produtos para evitar a cobrança do imposto, aplicado apenas às misturas que contêm ao menos 20% de biodiesel puro. A investigação pode resultar na expansão das tarifas para incluir embarques do Canadá e de Cingapura, bem como misturas com menos de 20% de biodiesel.

A investigação foi solicitada pela Câmara Europeia de Biodiesel, principal representante do setor no bloco, que luta há tempos contra os subsídios que o governo dos EUA concede para seus produtores para encorajar a produção do combustível. A entidade europeia diz que a subvenção, um crédito fiscal de US$ 1 por galão, inundou o mercado europeu de biodiesel norte-americano, deprimindo os preços e ameaçando a viabilidade da indústria local.

A investigação vai se concentrar nos embarques dos EUA que, aparentemente seguem para o Canadá ou para Cingapura primeiro e, depois, para a UE, de acordo com uma nota publicada hoje no Diário Oficial do bloco. Desde que as tarifas sobre as importações foram adotadas, em 2009, as importações de biodiesel de origem norte-americana despencaram, mas as de Cingapura e do Canadá dispararam. "Não há outra justificativa para essa mudança que não a imposição das tarifas", diz a nota. A UE é o maior mercado mundial de biodiesel, produto que sobra nos EUA onde a indústria não é obrigada a misturar o produto ao combustível de petróleo. Depois da adoção do subsídio, em 2004, a produção de biodiesel no país saltou de 25 milhões de galões naquele ano para 545 milhões de galões em 2009. As informações são da Dow Jones

Ana Conceição

Tags: Eua