PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Grupo europeu prestará queixa contra importação de biodiesel dos EUA


Agência Estado - 12 mar 2008 - 12:33 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

O European Biodiesel Board (EBB) deverá abrir uma queixa em breve pedindo à União Européia adote medidas compensatórias sobre as importações de biodiesel dos Estados Unidos. A queixa será feita nas próximas semanas, senão nos próximos dias, afirmou hoje o secretário do EBB, Raffaello Garofalo, durante congresso sobre mercados mundiais de biocombustíveis.

Em dezembro, membros do EBB votaram de forma unânime por uma ação legal contra a comercialização do combustível B99, dos Estados Unidos (mistura de 99% biodiesel e 1% de diesel), que é elegível para um subsídio norte-americano e um subsídio europeu durante a importação. Segundo o EBB, a mistura B99 pode reduzir os preços do biodiesel da UE até 180 euros por tonelada.

No entanto, em resposta à decisão da EBB de dezembro, grupos da indústria norte-americana afirmaram que não será possível desafiar o subsídio dos EUA porque o combustível produzido domesticamente e o importado são elegíveis a receber o benefício.

A União Européia é a maior produtora mundial de biodiesel, e membros do EBB correspondem a 80% da produção de biodiesel do bloco. As informações são da Dow Jones.

Deise Vieira

Tags: Europa