Embrapa sugere pinhão manso para produção de biodiesel
O potencial do pinhão manso como matriz para a produção de biodiesel ainda é desconhecido, na avaliação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Nilton Tadeu Vilela Junqueira. Isso porque, segundo ele, a produção brasileira está concentrada entre os pequenos produtores, que não conseguem uma boa produtividade em função do trabalho mais artesanal de colheita.
"Não podemos dizer ainda dizer qual é o potencial total do pinhão manso, que é uma espécie nova, selvagem. O que sabemos é que o pinhão manso é para grande produtor, não é para ser colhido manualmente", comentou durante palestra no III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, realizado em Brasília pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Junqueira fez esta avaliação ao salientar que a Embrapa vem pesquisando novos produtos potenciais como alternativa à soja, que é a fonte mais usada atualmente (83%) na produção de biodiesel. "A soja é a nossa referência. Nenhum produto pode ficar aquém desse grão", explicou. Ele informou que, além das potencialidades da mamona e da macaúba, a Embrapa também estuda outras possibilidades de matéria-prima para transformação de óleo limpo, como o pequi, que tem de 4% a 6% de óleo no fruto e de 20% no caroço.
O grande obstáculo do trabalho dos pesquisadores, de acordo com Junqueira, é que a maioria das fontes estudadas e utilizadas hoje são muito suscetíveis a doenças e sujeitas a pragas. "A vantagem do pequi é que pode ser plantado em solo pobre, mas com o que conhecemos hoje recomendaria o desenvolvimento dos óleos das palmeiras", sugeriu, ressaltando que existem vários tipos dessas árvores espalhadas pelo Brasil, que poderiam continuar em suas regiões de origem.
A grande preocupação de Junqueira é com a continuidade das pesquisas já iniciadas atualmente para o desenvolvimento do biodiesel no Brasil. "O medo que a gente tem é o de começar um trabalho desses e, depois de três ou quatro anos, faltar recursos para continuar a pesquisa", disse.