Dedini vende primeira usina de biodiesel ao exterior
A Dedini S/A Indústrias de Base anuncia, durante a Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana/Feibio), em Araçatuba (SP), a negociação de sua primeira usina de biodiesel para o exterior. A unidade foi negociada com a Ecodiesel Colômbia S/A, será construída em Barrancabermeja, e tem início de operações previsto para fevereiro de 2009. A usina terá capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano partir de óleo de palma cru, que é equivalente a 2 mil barris por dia do combustível.
O fornecimento da planta industrial será feito em parceria com a DeSmet Ballestra, que fica responsável pelos equipamentos da planta de biodiesel e pré-tratamento de óleo, enquanto caberá à Dedini os equipamentos e serviços acessórios, além de ser responsável pelo gerenciamento geral para a implantação do projeto.
A Dedini fará ainda o treinamento do pessoal que vai operar a usina e assistirá o cliente no início do funcionamento da planta. A Ecodiesel é subsidiária da estatal Ecopetro e vai se dedicar a produção e comercialização de biodiesel. A companhia estatal tem ainda como acionistas sete usinas de óleo de palma que irão fornecer a matéria-prima para a produção de biodiesel.
A Dedini já forneceu quatro usinas de biodiesel para o mercado interno: Bertin (100 mil toneladas por ano) , Granol (100 mil t/ano), Caramuru (100 mil t/ano), Barralcool (50 mil t/ano). A empresa fabrica ainda três plantas para o grupo Agrenco, duas com capacidade de produção de 100 mil t/ano cada e uma de 200 mil t/ano), além de uma usina para Bionasa de 200 mil t/ano.
Gustavo Porto