PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

[Vídeo] Biodiesel é fabricado a partir da semente do pinhão-manso


Globo Rural - 23 out 2009 - 06:15 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

Uma refinaria de Barbacena, em Minas Gerais, começou a extrair óleo da semente do pinhão manso para a fabricação de biocombustível.

O pinhão manso é o arbusto com até quatro metros de altura, da mesma família da mamona e da mandioca. O óleo é extraído das sementes. Na região de Viçosa, na zona da mata de Minas Gerais, a cultura ocupa uma área de 1,1 mil hectares. Os produtores fizeram um contrato de venda com a refinaria em Barbacena, inaugurada há quase dois anos.

No começo, a indústria extraia óleo de outras matérias primas, como o amendoim. A maior parte é destinada à indústria de alimentos. Mas agora as máquinas também trituram, cozinham e prensam sementes de pinhão manso para a fabricação de biocombustível.

No primeiro dia, a refinaria produziu dez toneladas de óleo. Uma pequena parte saiu do sítio do produtor Richardson Goulart, em Senador Firmino, a 140 quilômetros de Barbacena. Para ele, que também tira leite, o pinhão manso é uma boa alternativa pecuária.



O óleo de pinhão manso tem cheiro agradável, semelhante ao óleo de amendoim, e cor de mel.

O óleo tem destino certo e irá aos Estados Unidos, onde será transformado em biocombustível e testado na aviação comercial norte-americana. No início do próximo ano, retorna ao Brasil para um voo experimental.