PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Bahia terá rodada de discussões sobre biodiesel


Ascom/SEI - 02 mar 2008 - 16:19 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Entre março e abril, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), promove rodadas de discussão sobre Biodiesel: inclusão social e desenvolvimento regional. O tema, considerado estratégico pelo Governo do Estado, será debatido por especialistas governamentais e representantes de universidades, da sociedade civil e de movimentos sociais. Os palestrantes irão abordar aspectos como a inserção competitiva do Brasil nos mercados globais, desenvolvimento tecnológico, inclusão social e preservação do meio-ambiente. A abertura acontece na próxima terça-feira, dia 4 de março, no Bahia Othon Palace, às 8h30, com a participação de secretários de Estado e da Petrobras.

O evento é promovido em parceria com a Petrobras e as secretarias do Planejamento, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e de Ciência, Tecnologia e Inovação O objetivo é gerar subsídios para a formulação de políticas públicas estaduais e incentivar a discussão pública sobre a questão, vista como estratégica para o desenvolvimento do Estado.

A mesa de abertura traz os secretários Ronald Lobato (Seplan), Geraldo Simões (Seagri), Nilton Vasconcelos (Setre), Ildes Ferreira (Secti), além do diretor geral da SEI, José Geraldo dos Reis Santos, e George Luis Dias Melo, gerente de implantação da Planta de Produção de Biodiesel da Petrobras em Candeias.

A temática central do dia 04 é Produção do biodiesel na economia mundial. Três mesas discutem, entre 9h e 18h, o Papel do biodiesel no desenvolvimento do Brasil e sua inserção no cenário internacional; O biodiesel como alternativa energética em escala mundial e regional; e a Capacidade de financiamento do biodiesel diante das estratégias de empresas mundiais e regionais. Os palestrantes são técnicos e especialistas da Casa Civil do Governo Federal, Petrobras, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, BNDES, Secti, Banco do Nordeste e Desenbahia.

As rodadas prosseguem nos dias 11, 18 e 25 de março e 1º de abril, no Salão Azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM/ CAB). No dia 11, das 14h às 18h, estará em destaque a questão: Oleaginosas (sementes, tecnologia de produção, etc) e seus territórios na Bahia. No dia 18, no mesmo horário, as discussões são em torno da Viabilidade da participação da agricultura familiar no projeto biodiesel: aspectos econômicos, financeiros e de gestão – privada e pública. No dia 25, também à tarde, o assunto é Logística para a produção e comercialização do biodiesel. Encerrando as rodadas, no dia 1º de abril, duas mesas discutirão, entre 8h30 e 18h, O biodiesel e o desenvolvimento regional: questões ambientais e a construção de suporte à economia com inclusão social.

Informações e inscrições também pelo telefone 71 3115-4728.