PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

UE deve afirmar aposta em biocombustíveis no fim da cúpula


Agência Lusa - 20 jun 2008 - 05:49 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Os líderes da União Européia (UE) debateram na quinta-feira as medidas apresentadas por Bruxelas para combater a alta dos preços dos alimentos e combustíveis, que tem sido alvo de protestos em vários países do bloco, devendo afirmar a aposta nos biocombustíveis na conclusão da cúpula.

Levando em consideração que os tempos do petróleo barato não voltam mais, os líderes europeus devem reforçar, nas conclusões do Conselho Europeu que serão adotadas na sexta-feira, a importância da "sustentabilidade dos biocombustíveis", em especial os de segunda geração, sintetizados a partir de matérias primas não destinadas à alimentação.

O investimento nas energias renováveis é outro dos caminhos apontados pelo debate, além da promoção da eficiência energética.

Na declaração de sexta, o Conselho Europeu dará seu aval a medidas de curto prazo diante da escalada dos alimentos, como o fim do pousio obrigatório nos campos destinados ao cultivo dos cereais, a suspensão das taxas sobre a importação do produto e o aumento das cotas de leite.

Os líderes europeus vão ainda pedir à Comissão Européia que apresente, na cúpula de 11 e 12 de dezembro, um relatório sobre o monitoramento dos preços do petróleo e dos alimentos na UE.