PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Petrobras só revelará detalhes da unidade de biodiesel em edital


Jornal Bom Dia - 10 ago 2006 - 00:58 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Ao fazer em Bauru a mistura do óleo vegetal ao diesel, empresa vai atrair investimentos à região

A BR (Petrobras Distribuidora) informou ontem, através de sua assessoria de imprensa, no Rio de Janeiro, que só vai se pronunciar sobre a instalação de uma unidade de processamento de biodiesel em Bauru – conforme o BOM DIA antecipou – depois de publicado o edital de sua instalação.

“Por enquanto só foi levado a público o aviso de que a empresa está requerendo licença ambiental para a obra”, afirma a assessoria, destacando que o edital deverá conter todos os detalhes do projeto.

Fontes ligadas ao setor revelaram, no entanto, que embora o aviso publicado ontem se refira à “fabricação de biodiesel”, o que se fará no local é a mistura do óleo vegetal ao diesel. Para isso, um tanque de 5 milhões de litros – hoje inativo – deverá ser adaptado e novas tubulações serão construídas.

“Mesmo que não fabrique o óleo vegetal, a Petrobrás vai beneficiar a cidade e a região com esse empreendimento”, avalia o secretário de Desenvolvimento, Wallace Sampaio. Para ele, o centro misturador do óleo deverá atrair fábricas em função do custo do frete. “E vindo fábricas, a agricultura regional lucrará.”

BR também vai produzir

Desde o início do programa, a Petrobras se posicionava como quem ia apenas comprar o óleo vegetal elaborado pelas processadoras.

Só recentemente anunciou o propósito de também atuar na sua fabricação.

Sampaio revelou ontem ao BOM DIA que está buscando informações junto à empresa e a setores estratégicos para também atrair a indústria do óleo. “Deverão ser grandes plantas que absorverão a produção de toda uma região. Nós queremos atrair uma delas e entendemos que, com a unidade receptora de óleo da Petrobras, ficará mais fácil”, diz.

O seminário que Bauru realizará no dia 31 vai trazer representantes de órgãos de fomento, da iniciativa privada, do governo e da própria Petrobrás. O propósito dos organizadores é, ao mesmo tempo, conhecer as possibilidades do setor e demonstrar aos visitantes o que Bauru e região podem oferecer.

Transporte é estratégico

A posição geográfica e a infra-estrutura de transporte deverá, mais uma vez beneficiar Bauru. O município é um tradicional centro distribuidor de petróleo, desde o tempo em que as estradas de ferro tinham a preferência no transporte. As distribuidoras aqui mantêm seus terminais e levam aos postos de toda a região o combustível que recebe através de gôndolas ferroviárias e de carretas.

Assim que privatizou a operação das ferrovias, em 1996, o governo também desregulamentou o transporte de combustíveis, mudando o regime de trabalho das distribuidoras. Os tanques ociosos da Petrobrás foram recentemente alvo de gestões pela sua reativação.

A montagem da estrutura do biodiesel somada à ampliação do mercado do álcool combustível e à reativação do transporte ferroviário – através da ALL (América Latina Logística) – deverá mudar o panorama do setor.

Jair Aceituno  - Jornal Bom Dia