PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Mercedes-Benz avança com os testes do Biodiesel B100 no País


Assessoria - 25 mar 2008 - 06:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Capacidade tecnológica e experiência internacional garantiram à Mercedes-Benz atingir a marca inédita de 2.500 horas de testes em bancos de prova com biodiesel.

A Mercedes-Benz do Brasil está preparada para iniciar os testes de operação com o Biodiesel B100 no País com caminhões e ônibus. A Empresa encerrou os ensaios funcionais e acelerados de durabilidade com motores nos bancos de prova, atingindo o marco inédito de 2.500 horas de testes com biodiesel.

Segundo Gero Herrmann, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, a experiência mundial da Daimler AG com biodiesel foi fundamental para o avanço dos testes no País. “Os resultados em bancos de prova com o B100 demonstraram uma redução de até 65% no material particulado, bem como a viabilidade de nossos produtos receberem o biodiesel puro”, declara Herrmann.

Para consolidar esses resultados, a Empresa iniciará em abril os testes operacionais com clientes que atuam em condições severas de transporte com caminhões rodoviários nas médias e longas distâncias, aplicações fora-de-estrada e ônibus em situações extremas de uso no transporte urbano e rodoviário.

Os testes rigorosos realizados com toda a linha de motores no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz confirmaram tanto a eficiência do B100 na redução de emissões, como também a normalidade no desempenho da motorização, que não apresentou alterações de performance.
 

 •   Testes com B100 demonstraram redução de até 65% no material particulado

•   Ônibus já rodaram um milhão e quinhentos mil quilômetros com biodiesel


Maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil tem testado toda sua linha de veículos com os variados percentuais de biodiesel, de zero a 100, fazendo controle e acompanhamento de todas as fases dos testes, garantindo aos clientes a confiabilidade de seus produtos.

Um milhão e quinhentos mil quilômetros rodados com biodiesel
A Mercedes-Benz atingiu, neste mês de março, o marco histórico de 1.500.000 quilômetros rodados com esse combustível. Os testes operacionais foram realizados com ônibus urbanos que já alcançaram 1.100.000 quilômetros com a mistura B20 e 420.000 com o B5 em situações severas de aplicação. Durante os testes foram analisadas ainda cerca de 400 amostras de óleo lubrificante, demonstrando a preocupação da Empresa em avaliar todos os itens que influenciam o desempenho dos motores.

Veículos Mercedes-Benz prontos para B3 e B5
A partir deste mês, os caminhões, ônibus e modelos Sprinter Mercedes-Benz, novos e usados, de qualquer ano de fabricação, podem ser abastecidos com B5, não sendo necessária nenhuma alteração na motorização. Estes veículos também podem receber o Biodiesel B3, já atendendo à recente decisão do Conselho Nacional de Política Energética, que definiu a data de 1º de julho como obrigatória para sua utilização.

A legislação estabelece datas e percentuais de utilização do biodiesel em veículos comerciais. A mistura de 2% de biodiesel (B2) passou a ser exigida no início deste ano e o percentual de 3% (B3), a partir de 1º de julho. Já o B5 será obrigatório em 2013.

Tags: Mercedes