PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Congresso de Biodiesel trouxe cerca de 600 pessoas a Varginha


Jornal Sul de Minas - 03 ago 2006 - 06:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O 3º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel de Varginha, que aconteceu de quarta a sexta feira da semana passada, trouxe cerca de 600 pessoas de várias partes do Brasil e de cinco países - Argentina, Espanha, Ucrânia, Guiné Bissau e Estados Unidos - à cidade, que ficou com os hotéis lotados. Mais do que a movimentação econômica que isso gerou ao município, o Congresso tornou Varginha uma referência nacional no assunto biodiesel.

O Congresso é promovido pela Secretaria Municipal de Café e Agricultura de Varginha e Universidade Federal de Lavras, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, e além das centenas de estudantes, agricultores, cientistas e empresários, trouxe à Varginha também as maiores autoridades no assunto biodiesel de todo o Brasil. Expedito José Parente, Pesquisador da Universidade Federal do Ceará, pioneiro na produção de biodiesel no país. Na década de 60 fez um motor funcionar a base de combustível produzido por óleos vegetais. Na época o governo federal não se interessou pelo invento, mas o professor não desistiu, continuou estudando, e atualmente mostra suas pesquisas em congressos do mundo todo.

Napoleão Beltrão é pesquisador de plantas oleaginosas da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e um dos maiores conhecedores das matérias primas ideais para a produção do combustível renovável. Ele também fez uma das palestras mais concorridas do Congresso, sobre aproveitamento de matérias primas alternativas. O Congresso contou ainda com palestras de representantes da Fiemg, Federação das Indústrias de Minas Gerais, Universidade Federal de Ponta Grossa, no Paraná, Centro Tecnológico de Minas Gerais, entre outros.

O Congresso Brasileiro de Biodiesel de Varginha tem como característica principal ser direcionado a toda a cadeia produtiva do biodiesel e por isso desperta interesse de produtores rurais que desejam conhecer as plantas oleaginosas, de cientistas e pesquisadores principalmente na área de química, de empresários interessados em investir na produção de combustível ecológico, e até de prefeitos e administradores públicos, que têm no biodiesel um fator de desenvolvimento regional e geração de emprego. Na cerimônia de encerramento, o Prefeito Mauro Teixeira já convidou o público para o 4º Congresso, no ano que vem.